quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fazendo um balanço do primeiro desafio

A primeira publicação da Fábrica de Letras foi um sucesso. Tal facto deve-se à participação maciça dos colegas bloggers e à qualidade do material apresentado.

No entanto, tal sucesso não implica que não haja trabalho a fazer para melhorar a Fábrica e o seu funcionamento. Muito desse trabalho terá de ser atribuído à própria administração no sentido de melhorar a apresentação das categorias e dos posts, assegurando-se que as regras sejam respeitadas.

Sendo assim, e graças à preciosa ajuda de todos os colaboradores que fizeram chegar até nós as suas sugestões, anotações e reclamações relativas ao desafio do mês de Novembro sobre o tema Branco & Negro, importa dizer o seguinte:

Desde logo, relevar a ausência de uma hiper-ligação à Fábrica nos blogues de origem, o que impede a concretização de um dos principais objectivos: a divulgação da Fábrica e de todos os seus colaboradores.

Quanto à categorização, é necessário, por um lado, aumentar o número de caracteres permitidos no sistema de linkagem, mas, sobretudo, insistir que apenas o endereço detalhado do post para o tema (por oposição ao endereço geral e simples do blogue) seja linkado e que o mesmo seja inserido na categoria respectiva.

Faz-se assim um novo apelo para que, independentemente da forma (imagem, texto, etc), anexem uma hiper-ligação em todos os posts que participem nos desafios da Fábrica e que categorizem correctamente os posts. Caso seja necessário, consultem as duas regras de publicação da Fábrica, aqui.

imagem por Patman1000

23 comentários:

  1. Foi um êxito sim senhor. Eu fiz questão de conhecer todas as participações, cheguei a um ponto que não sabia a que preferia. O pessoal aqui tem ideias brilhantes e a fábrica está de parabéns por ter tido a brilhante ideia de os juntar. Tive oportunidade de conhecer gente cheia de talento que, de outra maneira, diria que seria impossível.

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que foi um sucesso e partilho a opinião da minha colega blogger com nome traduzido de canção de Francisco José, na medida em que esta iniciativa também me permitiu conhecer alguns blogues interessantes.

    ResponderEliminar
  3. E vai ganhar o Natal! Muhahahhaahahah!

    ResponderEliminar
  4. Eu não estava à espera de uma adesão tão grande... confesso.
    É pena ter de dar de caras com o blog do johnny...mas prontES, o que é que se há-de fazer. (hihihihi)

    E realmente, derivado à Fábrica, conheci uns blogs mesmo muito porreiros!
    Gostei imenso do conto que era uma partida de xadrez. :p
    Um MUST!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Fábrica e colegas bloggers...
    Eu também gostei de participar e de conhecer outros bloggers... não sabia como era um blog colectivo, foi a minha primeira vez!

    Para a próxima eu não vou esquecer de colocar o título do post seguido do nome do blog...

    Outra coisa,
    podem ajudar-me com uma coisa que eu não sei fazer?
    Como se faz essa hiper-ligação com uma só palavra? Como essa na última frase "aqui"

    Se puderem ensinar e se não for incómodo eu agradeço.

    Muito obrigada!
    MZ

    ResponderEliminar
  6. Foi um estrondo mesmo! Tanta gente a participar a pensar num mesmo tema e a mostrar a sua versão desse tema. Também tentei ver/ler todas as participações, e foi muito giro descobrir pontos de vista, imagens, estórias e principalmente gente muito muito interessante.
    Derivado de ter gostado tanto, vou voltar a participar for sure! Parabéns à Fábrica

    ResponderEliminar
  7. HONESTAMENTE A FÁBRICA ESTÁ DE PARABÉNS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO E POR TER CONSEGUIDO QUE A ADESÃO TIVESSE SIDO MUITO BOA EM TERMOS DE QUANTIDADE E QUALIDADE.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo sucesso do projeto.

    Sugiro que no link conste só o nome do blogueiro ou algo resumido, visualmente dentro de um certo padrão. (ex.: Luiz Ramos-Rio de Janeiro)
    O título ficaria no post com o link/referência para o blog Fábrica de Letras.

    Luiz Ramos

    ResponderEliminar
  9. Quanto à divulgação da fábrica, já tratei disso ;P
    E partilho da opinião dos outros bloggers. Acho que está a ser excelente haver tanta participação e deu para conhecer muita gente talentosa por essa blogosfera fora.

    E votem no sonho! hihi

    ResponderEliminar
  10. Quanto a si, Ginger e o seu sorriso roubado do cão Muttley, apenas uma resposta: ponha de lado e coma só as batatas :p

    (Peço desculpa pelo facto do comentário não ter sido tão inteligente, pungente, lancinante e letal como deveria ter sido, mas culpemos o avançado da hora [22:00])

    Hoje tornei a votar na beleza.

    ResponderEliminar
  11. johnny, johnny, johnny, johnny, OH johnny... olha, BURRRRRRRRRRRRPS.


    cofi*

    ResponderEliminar
  12. johnny,
    muito... muito obrigada pela tua ajuda!

    bfs*

    ResponderEliminar
  13. E-L-G-I-A-N: não, não são só letras. Estas foram as primeiras letras que retirei da panela onde cozinho a minha sopa das letras. E souberam-me bem... porque gosto de bricar com as letras que encontro por aí. E com estas consegui formar uma palavra para caracterizar esta ideia da Fábrica de Letras: GENIAL! Sim é isso mesmo! Com esta iniciativa, descobri novas letras, provei excelentes sopas e alguns provaram da minha sopinha. Muito bem, muito bem!
    Pois é Ginger, está a chegar o "Natal" eu eu já estou a preparar a minha próxima sopa... é que cozinhar uma sopa de eltras não é assim tão simples como parece!
    Já agora, obrigada aos que foram provar da sopa que aqui postei e fiquei feliz por terem gostado... é que aquela "Confusão de letras a Preto e Branco na Fábrica" era mesmo real...

    *Bêjos*

    ResponderEliminar
  14. Pessoal Natal NÂAAAAOOOOOOOO. Há cada vez menos a dizer sobre o Natal. Beleza,sonhar, deus, amizade, qualquer um serve mas natal não. Ando já enjoada com o Natal e ainda falta quase um mês. Esse tema há muito que deixou de me inspirar.
    Beijinhos e bom fim de semana para todos

    ResponderEliminar
  15. Bem, também gostei de participar e conhecer alguns blogues interessantes.
    A propósito, votei no Sonho. O Natal ainda nem começou e já me está a encher a paciência (cada vez que ouço a Popota, tenho um ataque de mau humor)!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo blogue!
    Num tempo em que tudo é tão igual a tudo_________________________ é assim a diferença.

    Voltarei!

    ResponderEliminar
  17. Se a linha editorial, design gráfico, ou outra razão qualquer, impedir a colocação de um link para a Fábrica, espera-se que o blog se adapte para participar?

    Concordo em tudo o resto e cumpri os requisitos. Mas neste pormenor penso ser possível mais tolerância.

    Mais importante que a quantidade de participantes, de si grande, importa sublinhar a qualidade dos mesmos. Aí sim. Acho a primeira edição da Fábrica muito positiva.

    Parabens a todos.

    ResponderEliminar
  18. Votem no sonho que é o único que pode ganhar ^.^
    E já agora, os temas deste mês são melhores que os do anterior :)

    ResponderEliminar
  19. Agora que ninguém quer o Natal... começo a gostar mais dele. Natal!

    P.S. - Eu até nutro alguma simpatia pela Popota

    ResponderEliminar
  20. Brown eyes, é por isso que não me importo que o "natal" ganhe, já foi muito dito sobre o tema, mas com tantos pontos de vista diferentes...

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  21. Como disse a Brown, o Natal está muito "batido", mas daí ser um excelente desafio!
    Enfim, aposto que para o ano não "haverá" nenhum Natal por aqui. :|

    Eu não gostei do tema Preto & Branco, por exemplo. =\

    Vá... antes sobre o Natal, que sobre a plantação de abóbora no norte da Europa. =|

    ResponderEliminar
  22. Julgo que bastaria pôr um link no blogue e não no post, sobretudo se participarmos com posts anteriores, que não tenham sido elaborados de propósito para a Fábrica.

    ResponderEliminar