quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fazendo um balanço do primeiro desafio

A primeira publicação da Fábrica de Letras foi um sucesso. Tal facto deve-se à participação maciça dos colegas bloggers e à qualidade do material apresentado.

No entanto, tal sucesso não implica que não haja trabalho a fazer para melhorar a Fábrica e o seu funcionamento. Muito desse trabalho terá de ser atribuído à própria administração no sentido de melhorar a apresentação das categorias e dos posts, assegurando-se que as regras sejam respeitadas.

Sendo assim, e graças à preciosa ajuda de todos os colaboradores que fizeram chegar até nós as suas sugestões, anotações e reclamações relativas ao desafio do mês de Novembro sobre o tema Branco & Negro, importa dizer o seguinte:

Desde logo, relevar a ausência de uma hiper-ligação à Fábrica nos blogues de origem, o que impede a concretização de um dos principais objectivos: a divulgação da Fábrica e de todos os seus colaboradores.

Quanto à categorização, é necessário, por um lado, aumentar o número de caracteres permitidos no sistema de linkagem, mas, sobretudo, insistir que apenas o endereço detalhado do post para o tema (por oposição ao endereço geral e simples do blogue) seja linkado e que o mesmo seja inserido na categoria respectiva.

Faz-se assim um novo apelo para que, independentemente da forma (imagem, texto, etc), anexem uma hiper-ligação em todos os posts que participem nos desafios da Fábrica e que categorizem correctamente os posts. Caso seja necessário, consultem as duas regras de publicação da Fábrica, aqui.

imagem por Patman1000

23 comentários:

  1. Foi um êxito sim senhor. Eu fiz questão de conhecer todas as participações, cheguei a um ponto que não sabia a que preferia. O pessoal aqui tem ideias brilhantes e a fábrica está de parabéns por ter tido a brilhante ideia de os juntar. Tive oportunidade de conhecer gente cheia de talento que, de outra maneira, diria que seria impossível.

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que foi um sucesso e partilho a opinião da minha colega blogger com nome traduzido de canção de Francisco José, na medida em que esta iniciativa também me permitiu conhecer alguns blogues interessantes.

    ResponderEliminar
  3. Eu não estava à espera de uma adesão tão grande... confesso.
    É pena ter de dar de caras com o blog do johnny...mas prontES, o que é que se há-de fazer. (hihihihi)

    E realmente, derivado à Fábrica, conheci uns blogs mesmo muito porreiros!
    Gostei imenso do conto que era uma partida de xadrez. :p
    Um MUST!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Fábrica e colegas bloggers...
    Eu também gostei de participar e de conhecer outros bloggers... não sabia como era um blog colectivo, foi a minha primeira vez!

    Para a próxima eu não vou esquecer de colocar o título do post seguido do nome do blog...

    Outra coisa,
    podem ajudar-me com uma coisa que eu não sei fazer?
    Como se faz essa hiper-ligação com uma só palavra? Como essa na última frase "aqui"

    Se puderem ensinar e se não for incómodo eu agradeço.

    Muito obrigada!
    MZ

    ResponderEliminar
  5. Foi um estrondo mesmo! Tanta gente a participar a pensar num mesmo tema e a mostrar a sua versão desse tema. Também tentei ver/ler todas as participações, e foi muito giro descobrir pontos de vista, imagens, estórias e principalmente gente muito muito interessante.
    Derivado de ter gostado tanto, vou voltar a participar for sure! Parabéns à Fábrica

    ResponderEliminar
  6. HONESTAMENTE A FÁBRICA ESTÁ DE PARABÉNS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO E POR TER CONSEGUIDO QUE A ADESÃO TIVESSE SIDO MUITO BOA EM TERMOS DE QUANTIDADE E QUALIDADE.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo sucesso do projeto.

    Sugiro que no link conste só o nome do blogueiro ou algo resumido, visualmente dentro de um certo padrão. (ex.: Luiz Ramos-Rio de Janeiro)
    O título ficaria no post com o link/referência para o blog Fábrica de Letras.

    Luiz Ramos

    ResponderEliminar
  8. Quanto à divulgação da fábrica, já tratei disso ;P
    E partilho da opinião dos outros bloggers. Acho que está a ser excelente haver tanta participação e deu para conhecer muita gente talentosa por essa blogosfera fora.

    E votem no sonho! hihi

    ResponderEliminar
  9. Quanto a si, Ginger e o seu sorriso roubado do cão Muttley, apenas uma resposta: ponha de lado e coma só as batatas :p

    (Peço desculpa pelo facto do comentário não ter sido tão inteligente, pungente, lancinante e letal como deveria ter sido, mas culpemos o avançado da hora [22:00])

    Hoje tornei a votar na beleza.

    ResponderEliminar
  10. johnny, johnny, johnny, johnny, OH johnny... olha, BURRRRRRRRRRRRPS.


    cofi*

    ResponderEliminar
  11. johnny,
    muito... muito obrigada pela tua ajuda!

    bfs*

    ResponderEliminar
  12. E-L-G-I-A-N: não, não são só letras. Estas foram as primeiras letras que retirei da panela onde cozinho a minha sopa das letras. E souberam-me bem... porque gosto de bricar com as letras que encontro por aí. E com estas consegui formar uma palavra para caracterizar esta ideia da Fábrica de Letras: GENIAL! Sim é isso mesmo! Com esta iniciativa, descobri novas letras, provei excelentes sopas e alguns provaram da minha sopinha. Muito bem, muito bem!
    Pois é Ginger, está a chegar o "Natal" eu eu já estou a preparar a minha próxima sopa... é que cozinhar uma sopa de eltras não é assim tão simples como parece!
    Já agora, obrigada aos que foram provar da sopa que aqui postei e fiquei feliz por terem gostado... é que aquela "Confusão de letras a Preto e Branco na Fábrica" era mesmo real...

    *Bêjos*

    ResponderEliminar
  13. Pessoal Natal NÂAAAAOOOOOOOO. Há cada vez menos a dizer sobre o Natal. Beleza,sonhar, deus, amizade, qualquer um serve mas natal não. Ando já enjoada com o Natal e ainda falta quase um mês. Esse tema há muito que deixou de me inspirar.
    Beijinhos e bom fim de semana para todos

    ResponderEliminar
  14. Bem, também gostei de participar e conhecer alguns blogues interessantes.
    A propósito, votei no Sonho. O Natal ainda nem começou e já me está a encher a paciência (cada vez que ouço a Popota, tenho um ataque de mau humor)!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo blogue!
    Num tempo em que tudo é tão igual a tudo_________________________ é assim a diferença.

    Voltarei!

    ResponderEliminar
  16. Se a linha editorial, design gráfico, ou outra razão qualquer, impedir a colocação de um link para a Fábrica, espera-se que o blog se adapte para participar?

    Concordo em tudo o resto e cumpri os requisitos. Mas neste pormenor penso ser possível mais tolerância.

    Mais importante que a quantidade de participantes, de si grande, importa sublinhar a qualidade dos mesmos. Aí sim. Acho a primeira edição da Fábrica muito positiva.

    Parabens a todos.

    ResponderEliminar
  17. Votem no sonho que é o único que pode ganhar ^.^
    E já agora, os temas deste mês são melhores que os do anterior :)

    ResponderEliminar
  18. Agora que ninguém quer o Natal... começo a gostar mais dele. Natal!

    P.S. - Eu até nutro alguma simpatia pela Popota

    ResponderEliminar
  19. Brown eyes, é por isso que não me importo que o "natal" ganhe, já foi muito dito sobre o tema, mas com tantos pontos de vista diferentes...

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  20. Como disse a Brown, o Natal está muito "batido", mas daí ser um excelente desafio!
    Enfim, aposto que para o ano não "haverá" nenhum Natal por aqui. :|

    Eu não gostei do tema Preto & Branco, por exemplo. =\

    Vá... antes sobre o Natal, que sobre a plantação de abóbora no norte da Europa. =|

    ResponderEliminar
  21. Julgo que bastaria pôr um link no blogue e não no post, sobretudo se participarmos com posts anteriores, que não tenham sido elaborados de propósito para a Fábrica.

    ResponderEliminar