Está quase a chegar o dia da primeira publicação da Fábrica de Letras e, como tal, há que ter a certeza de que tudo corre da melhor forma. Sendo assim, convém lembrar que o processo de colaboração com a fábrica decorrerá da seguinte forma:
1- Publicação de um post no blogue de origem que corresponda aos seguintes critérios:
- Criação própria e identificada que respeite os direitos de autor do próprio texto e das imagens, textos ou vídeos escolhidos para ilustrar o post;
- Relação pertinente com o tema;
- Ligação do post, através de uma hiperligação à fábrica, identificável facilmente. Podem usar o logo da Fábrica, por exemplo.
2- Inserção do link do post na lista de linkagens da fábrica, que colocaremos à vossa disposição, em forma de post, aqui no blogue. Os critérios de inserção são:
- Identificação do post com as categorias;
- O nome a apresentar será o título do post seguido do nome do blogue (ex: “Últimos preparativos – Fábrica de Letras”)
(nota: Qualquer pessoa pode participar independentemente do número de posts ou blogues com que queira participar, desde que siga as regras anteriores)
Ninguém gosta de regras, muito mais quando se pretende que este seja um local de encontro de mentes livres e criativas, contudo, para que tudo funcione dentro dos limites de uma certa razoabilidade e coerência com o ideal da fábrica, elas são necessárias, assim como algum controlo por parte da gerência. Sendo assim, ainda que o âmbito da participação seja elevado e se pretenda absorver ao máximo o espírito dessa liberdade criativa, qualquer exagero ou abuso serão recompensados com as sevícias que a administração ache adequadas.
Caso haja algumas dúvidas, o momento para as colocar é agora e o sítio é a caixa de comentários aqui em baixo.
imagem por ~sabotazystka
Ainda bem que fizeram um resumo das regras. Por pouco era mais fácil escrever o texto, do que perceber o modo de funcionamento do Fábrica. Não que as regras sejam complicadas.Nada disso. Eu comecei a perder-me nos comentários. Assim, está tudo preto no branco.
ResponderEliminarA propósito, só devemos publicar o texto no dia 15 no nosso blogue, não é? Só mesmo para dissipar a pequenina dúvida, porque isto hoje escapa-me tudo!
Olá Pepita
ResponderEliminarSim, só podes publicar o texto a partir do dia 15. É essa a data do inicio do desafio.
Todos os textos que foram escritos antes da data indicada pela Fábrica, devem ser "repostados".
Boa sorte com o teu trabalho!
As fotos que vão ilustrar o texto podem ser tiradas da net desde que seja identificada a proveniência?
ResponderEliminarBrown Eyes, claro.
ResponderEliminarAs fotos não têm de ser originais para os textos, apenas para quem se inscreva na área de fotografia, essas devem ser originais.
Identificar a proveniência de uma foto é sempre recomendável.
Abraço
Parece que está tudo pronto.
ResponderEliminarEssa coisa da "relação pertinente como o tema" está-me a deixar preocupada....
ResponderEliminarnão há-de ser nada de cuidado....
Ainda bem que a Fábrica explicou tudo com tanto esmero. Tudo impecável, pois que venha o dia 15!
Entendi tudo e estou Pronta!
ResponderEliminarDia 15 encontramo-nos... aqui na "Fabrica"
EU LI ...MAS JÁ SEI QUE VOU METER O PÉ NA ARGOLA...ESSE PORMENOR DOS LINKES...PARA MIM É CONFUSO...MAS QUANDO CHEGAR A HORA LOGO SE VERÁ...
ResponderEliminarQUERIA SABER ATÉ QUE DATA OS TRABALHOS PODEM SER COLOCADOS.OU TEM DE SER OBRIGATORIAMENTE DIA 15...?
ResponderEliminarVai ser fácil pedrasnuas. Vais ver. Quando chegar o dia, só tens de publicar no teu blogue e depois vens aqui e carregas na caixa que irá aparecer a pedir que adiciones o teu link. Quando fizeres isso vai aparecer o local para o título (Nome do post e do blogue ex: Últimos preparativos - Fábrica de Letras)e para o link que copias do endereço do teu blogue.
ResponderEliminarNão há data limite. Em princípio, quando houver outro tema, não fará sentido continuar a acrescentar posts no tema antigo.
Em resposta à Meldevespas, a "relação pertinente com o tema" é apenas indicativa e orientadora para quem aqui chega e sobretudo para quem lê, pois há (tem de haver) um espaço bastante lato para desenvolverem a imaginação... e essa pertinência até pode ser apenas de quem escreve. Não se preocupem.
Fabrica essa ideia de vários selos foi excelente mas,para mim, o primeiro é o melhor. Não há nada como o primeiro amor rsssss
ResponderEliminarLamento ter já colocado o post... Espero que isso não coloque problemas.
ResponderEliminarQuanto à ligação com o tema é sempre relativo porque esse é um trabalho da mente e da apreciação de cada um...
Sinceramente nunca apreciei coisas muito óbvias...
Obrigado
Uma pequena dúvida: no nosso post, no nosso blog, devemos colocar uma hiperligação à Fábrica? É que foi essa a percepção com que fiquei no utlimo ponto da regra 1)
ResponderEliminarNão me estou a referir à linkagem aqui na fábrica. Só quero mesmo clarificar se é isso - é que até acho a ideia engraçada.
Bom fim-de-semana
DESCULPEMA A MINHA IGNORÂNCIA MAS NÃO ESTOU A PERCEBER OS SELOS A QUE CATEGORIAS PERTENCEM...PELO MENOS NÃO NESTE MOMENTO ...
ResponderEliminarSu, deves colocar uma hiperligação sim. Podes colocar o selo, simplesmente, por baixo do texto e escrever, por exemplo: "Preto e Branco - para Fábrica de Letras", com hiperligação. Ou podes meter apenas "para Fábrica de Letras".
ResponderEliminarPedrasnuas, os selos não correspondem a nenhuma categoria... optámos criar vários selos para que pudessem escolher o vosso preferido ou o que fique melhor com os templates dos vossos blogs.
Qualquer um pode participar? Como funciona mesmo :/? estou com duvidas :D
ResponderEliminarMAS ESTOU A ADORAR ♥
Vamos ver se percebi.
ResponderEliminar1 - Edito o texto (original ou "repostado") no meu blog;
2 - Por baixo do texto coloco um selo;
3 - Depois do selo, o link para a Fábrica de Letras.
4 - Quando vier à Fábrica abrir-se-á a tal janela...
Certo?
Tenho uma dúvida: quais são e aonde estão os selos?
Abraço
Isa, Sim, qualquer um pode participar. A explicação da forma de participação já foi dada. Por motivos de economia de tempo, temos de remeter essas explicações para o post presente e para os outros anteriores. Mais esclarecimentos, só por mail.
ResponderEliminarMas, basicamente, postas algo no teu blogue, colocas por baixo um link, uma imagem, um selo ou algo que reencaminhe quem lá for para aqui e aqui vai aparecer uma caixinha para inserires um link que vai remeter para o teu post e respectivo blogue.
Carlos Albuquerque, os selos estão no canto superior direito deste blogue. Por baixo de cada um está um código html que tens de copiar para que se possa ver no blogue. Todas as outras questões que colocas têm a mesma resposta: sim.
são esses que estão de lado.
ResponderEliminarÓ Fábrica... eu não tou a perceber NADA!
ResponderEliminarColo o selo no título e meto o link no texto... ou todo o texto tem de ser um link directo? Posso usar cores? POSSO ESCREVER EM CAPS? Tenho de fazer alguma coisa ao meu wallpaper? Tenho de mudar o meu template de forma a combinar com um dos selos da Fábrica? Posso usar todos ou apenas um? Posso criaR o meu próprio selo, mesmo que seja cor de rosa com florinhas glitter? Só posso escrever sobre preto e branco, ou posso usar mais cores, como por exemplo, azul...
Just joking, just joking... ^^
Acho que já percebi... ACHO. Amanhã logo se vê... e assim.
Olá! Apareci hoje aqui e gostaria de participar. Andei a ler e só não sei qual é o tema.
ResponderEliminarObrigada
Amigos
ResponderEliminarFiz a postagem .mas não resultou correctamente. Poderão ajudar-me?
Grata
anA
Eli, o tema está postado. É o tema "Preto e Branco".
ResponderEliminaranA, volta a tentar. Nos primeiros passos, há sempre algumas quedas.
Lê com atenção o que te pede o MckLinky, para não te enganares quanto ao url e o título.
oLÁ!
ResponderEliminarsoube do desafio a partir de
um outro blog que costumo visitar
e fiquei deveras interessado.
Contudo, não sei se é da minha pessoa
que é lerda, ou se não há informação
suficiente para eu entender :O
Portanto,
eu estaria interessado em escrever
um texto, carta ao pai natal, a
partir do desafio da fabrica de letras.
nao sei se ainda vou a tempo...
Olá.Como posso participar?E pode ser um conto pessoal? Obrigado.Abraços
ResponderEliminarNão consegui ser seguidora do blog "Fábrica".
ResponderEliminarSó dá erro.
Posso escrever assim mesmo?
Obrigada!
=)
Bom dia. Queria pedir desculpas porque me enganei a pôr o post,pus o link na categoria errada, apenas porque não tinha percebido essa subdivisão. Como é possível apagar a ligação à subcategoria "Conta e encanta" e deixar apenas na "Tem a palavra"?
ResponderEliminarObrigada.
Caro administrador deste blogue,
ResponderEliminarGostava de saber se é possível dizer-me como se cria selos para divulgação de blogues como o que tem neste. Se fosse possível dizer-mo, agradecia.
Para além disso, gostava de saber se autoriza uma referência a este blogue na página "Causas apoiadas" do blogue "se as letras falassem" ( http://seasletrasfalassem.blogspot.com ), o qual o convido desde já a visitar.
Considero que estas iniciativas como a sua são louváveis e importantíssimas para a Língua Portuguesa, que é a base do blogue referido. Neste contexto, nos textos que aceitam para esta iniciativa, têm em conta a correcção ortográfica e linguística?
Parabéns pela iniciativa (que ainda vejo recente).
Atenciosamente,
Luís Nuno Barbosa