quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Memorando


Têm-se levantado várias vozes a sugerir que a Fábrica, como forma de incentivo aos seus operários, comente os trabalhos postados.
Esta possibilidade acarretaria vários problemas.
Desde logo, qualquer comentário da administração estaria sujeito a escrutínio, inevitáveis comparações entre os comentários, desacordo com os mesmos e consequentes zangas que poderiam originar reacções adversas, nomeadamente o cancelamento de participações. Para além do mais, qualquer comentário da fábrica teria de se reger por regras de equidistância e igualdade que levariam a mais problemas, como o facto de os membros da administração também possuirem blogues, o que obrigaria, ainda que numa lógica duvidosa, a comentar os próprios posts. É de realçar também que a identidade Fábrica, como um conjunto de pessoas, apenas poderia comentar os trabalhos dos participantes se discutisse e avaliasse cada trabalho em conjunto. Isto seria incomportável para os membros da Administração da Fábrica. Por último, parece-nos que tal falha - a hipotética falha da Administração da Fábrica não comentar os trabalhos de todos os participantes - acabará por ser mitigada pelos comentários livres e descomprometidos que os membros administrativos fazem com a sua própria identidade.

Poder-se-ia discutir a criação de um painel exterior à administração ou qualquer outra forma de avaliação que comportasse essas competências, assim como, a  possibilidade de haver uma votação a eleger as melhores participações de cada mês, mas ainda não conseguimos deliberar sobre o interesse e a viabilidade de tal proposta.
Sendo assim, até porque existem vários colaboradores a sugerir esta discussão, aceitam-se propostas e sugestões relativamente a adopção de algum modelo de avaliação, qual o modelo e, sobretudo, o seu funcionamento.

A Administração.

39 comentários:

  1. Eu não sou a favor dos comentários "obrigatórios" por parte da Fábrica aos textos postados... Claro que gostaria de uma opinião "superior", mas percebo que comentar mais de 200 posts, quase todos de seguida seria inconcebível...
    Acharia muito que a Fábrica quisesse comentar sem obrigações, mas é visto que isso geraria "zangas que poderiam originar reacções adversas", que eu não entendo... Mas enfim...

    Quanto à votação não percebi muito bem em que termos foi sugerida!... Mas acho que este blog é um ponto de encontro entre blgouistas, e não um ranking para o melhor deles!...

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que a avaliação poderá eventualmente levar a desmotivações por parte de alguns "blogguistas".
    Eu encaro a fábrica como um "local" onde posso dar a conhecer a minha escrita e onde posso descobrir escritas de outrém.

    Penso que o que poderia eventualmente existir seria um local na Fábrica onde se pudesse inserir comentários acerca de posts inscritos. Fazendo um comentário e associando ao link do post em causa.
    Depois esses comentários poderiam ser consultados numa página paralela, a partir de um local central aqui na Fábrica que poderia ser um banner lateral a passar esses comentários (ou parte deles) um de cada vez aleatoriamente.

    Expliquei-me bem? :)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  3. Fábrica concordo plenamente com o que foi dito por vós. Não seria, de maneira nenhuma, uma óptima ideia a fábrica fazer comentários. A hipótese de uma votação dos melhores posts poderia por-se mas, tem que ser bem ponderada. Há pessoas que aceitam bem qualquer decisão classificativa mas, poderá haver quem não aceite e, claro, isso poderá começar a criar, aqui dentro, conflitos. Uns andarão aqui por amor à camisola e os outros quererão fazer disto algo importante nas suas vidas. Há muitas diferenças entre nós, somos já 215, 215 cabeças, cada uma com sua maneira de pensar e, uma votação, em vez de nos unir poderá separar-nos. Esta é a minha opinião, a opinião de alguém que não tem a mínima experiência nestas andanças. Ouçam os mais experientes.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite "Fábrica"
    pessoalmente não concordo com qualquer avaliação aos nossos trabalhos. Penso que este espaço é para partilharmos palavras, sonhos e emoções... mas, porque a vida é feita de ideias, opiniões e perspectivas diferentes, aguardo e respeito o que for decidido!

    com carinho
    Afectos e Dúvidas...

    ResponderEliminar
  5. Pois eu até agradeço que a administração não comente as minhas participações. :p

    Não faltava mais nada... ter os bosses a opinar. =D

    eh eh eh

    ResponderEliminar
  6. Ah!
    E também sou contra a votação dos melhores trabalhos. =|

    Sou contra tudo, basicamente. =|

    ResponderEliminar
  7. PENSO QUE ASSIM COMO ESTÁ,É CORRECTO...CASO CONTRÁRIO ACARRETA OS PROBLEMAS SUPRACITADOS PELA FÁBRICA...NÃO SEI SE CONCORDO QUE SE VOTE NOS MELHORES PORQUE ISSO GERARIA IGUALMENTE CONFLITOS ENTRE AS PESSOAS...CADA UM DEVE SER LIVRE PARA CRIAR,INOVAR ,INVENTAR ...POR EXEMPLO: NUMA EXPOSIÇÃO DE PINTURA COLECTIVA´, HÁ VÁRIOS ARTISTAS A EXPOREM MAS DEPOIS NÃO EXISTE VOTAÇÃO PARA SABER QUAIS OS MELHORES... E É LÓGICO QUE HÁ SEMPRE TRABALHOS BONS E MENOS
    BONS...
    MAS ACEITO O QUE A FÁBRICA DECIDIR.

    ResponderEliminar
  8. Os patrões têm mais que fazer e, se não têm, deviam ter! Nesse aspecto, concordo com a Ruiva do mau feitio nos dois comentários acima transcritos.

    Explorando as outras possibilidades... Acho boa a ideia da Su, no sentido de ser possível deixar comentários a algo que gostámos e que possamos relevar, mas, vendo bem, isso pode fazer-se aqui (na caixa dos comentários, mais propriamente, nas caixas de comentários dos desafios de cada mês).

    ResponderEliminar
  9. Ah, claro!!! Dahhhhhhh, Lala! Mea culpa, mea culpa! Sou terrível!! Afinal, parece que fui eu que lancei o mote! A intenção não era pedir "avaliações" nem "votações"... estava mesmo a falar de simples comentários... Mas depois de ter lido o que o "chefe" escreveu - que, por sinal, já me tinha tentado explicar mais atrás (eu é que ando lerda e estava a custar entender) - tiro o chapelito! Na verdade não faz sentido! Desculpem, desculpem! Espero que não me levem a mal... :S
    Agora se se optar pela ideia de que a Su e o Johnny falam... pá tudo bem...!
    Sinceramente não estava mesmo a conseguir chegar lá...

    Abraço!!

    ps.: obrigada pela explicação quase desenhada... às vezes esta cabecinha parece que não está cá!!

    ResponderEliminar
  10. Como já disse num comentário anterior, para mim, a fábrica é um local de encontro, de convívio, de conhecimento. Seria assim que eu gostaria que continuasse a ser. Não estou aqui para competir com ninguém, não é esse o meu intuito. Competição chega a que temos lá fora mas...cada cabeça cada sentença.
    Ginger contra tudo? Não me digas que estás contra mim? rsss. Percebi o que querias dizer.
    Lala por perceber que estavas distraída te tentei puxar a camisola mas tu continuavas erecta a olhar para o chefe. rssss
    Beijinhos pessoal

    ResponderEliminar
  11. Uma nota da Administração:

    A Lala não foi, obviamente, a única, embora possa ter sido a mais ferranha, defensora de uma intervenção maior da Administração nos comentários e nos próprios trabalhos. Logo, mais uma vez, não é necessário fazer-se um mea-culpa ou pedir desculpas por trazer à discussão um tema pertinente.

    Continue a discussão.

    A Administração

    ResponderEliminar
  12. Boa noite a todos/as.
    Para mim este é um espaço de encontro de formas diferentes de se olhar o mundo... e consequentemente de as expressar. Ou seja, sou completamente contra opiniões que visem a crição de rankings.
    Opiniões qualitativas é sempre bom.
    Quanto a ideias deixo duas, muito por alto e que precisam de aprofundamento, à consideração de todos/as e, claro está, da administração:
    1 - a longo prazo podemos pensar em editar o que aqui é postado (sim, levantam-se as questões de dinheiros... mas o que daí vier pode sempre reverter a favor de uma qualquer instituição de solidariedade social).
    2 - a médio prazo podemos pensar num encontro... jantar, almoço, lanche... um pic-nic, por exemplo, quando o tempo começar a melhorar.
    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Boa noite.

    Ninguém questionou até aqui os moldes com que a Fábrica decidiu reger-se. A sua Administração foi, e é, soberana nisso. Assim teria de continuar, sem lugar a grandes alaridos, pois aqui vêm encontrar-se pessoas inteligentes.
    Todos nós faremos uma avaliação daquilo que lemos. Consequentemente, iremos gostar mais de umas participações em detrimento de outras, nada mais natural. Isto é inegável, e a prová-lo está o facto de nos tornarmos seguidores de alguns "blogues operários" e não de todos.
    Se por motivos lógicos é impossível à Fábrica comentar todas as participações, a alguns de nós também será muito difícil visitar todas elas.
    Considero que o melhor elogio que podemos fazer a um texto é comentá-lo; que maior prova de respeito pode haver do que, depois de dedicarmos o nosso tempo à sua leitura, deixar o nosso comentário?

    Esta "caixinha" de comentários da Fábrica, será o local ideal para virmos aconselhar os nossos colegas operários a visitar determinada participação. Para isso basta deixar aqui uma sugestão, como exemplifico;

    "Das participações que visitei, considero estas de relevo:

    - XPTO
    - OPTX
    - TPOX"

    Julgo ser simples e um bom modo para promover visitas.


    Cumprimentos, companheiros de palavra. Nunca calem os vossos dedos!

    ResponderEliminar
  14. Lala, Lala ouve o chefe. Ouviste, ou melhor leste? Vá lá retira as desculpas. O pessoal aqui quer saber o que pensas e tu foi o que fizeste, disseste o que pensavas. Beijinhos e dorme bem

    ResponderEliminar
  15. Guinevere, (eu hoje não me deito, vai ser o bonito amanhã) ai estão duas boas ideias. Será que o pessoal alinha? Vou estar atenta mas, amanhã que, hoje, já devia estar a nanar.

    ResponderEliminar
  16. Ufa... chefe! O problema é que sou um tanto teimosa... e quando fico teimosa, fico surda (cega neste caso)... aliás é um bocado vergonhoso ter "sugerido" intervenção nos meus trabalhos... Helloooooo, Lalaaaaaa! Mas só agora me dei conta...(eu disse que ando um bocado lerda...) :(.
    Pois Brown Eyes, pois foi, tu bem tentaste! Ai que vergonha!!
    Entretant a lerdeira passou-me e coloquei-me no lugar de chefe. Parei um pouco. E, finalmente me dei conta que a situação seria no mínimo - como dizer?? - trabalhosa, desconfortante e, talvez injusta... Como "chefe" podia colocar a Fábrica em risco se me atirasse aos comentários... (já para não falar que os operários são "mais qu'às mães"!!). Mas ainda bem que a Administração me "redesenhou" o ponto de vista e ainda bem que eu percebi - senão já tinha sido despedida!!!

    Abraço*

    ResponderEliminar
  17. Quanto à 2ª sugestão da Guinevere - e não me interpretem mal - eu criei um blog precisamente para me "ocultar". Para fazer alguns amigos virtuais que me conheçam apenas pela escrita.
    Penso que um encontro deturparia esse propósito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Também não concordo com avaliações e podiuns e afins!
    Voto para que a Fábrica continue a ser aquilo que acho nasceu para ser, um lugar de encontro de uma mão cheia de gente com vontade de escrever, fotografar, desenhar, o que seja, e partilhar. Claro que é de valor que nos visitemos, que nos comentemos, é de valor a interacção que se tem aqui gerado, e isso para mim basta!
    Beijocas e tenho dito

    ResponderEliminar
  19. GRRRRRRRRRRRRRRRR...estou irritado, fico assim quando ouço falar em avaliação. Desculpem-me quem pensa o contrário mas vade retro avaliações, dos prof, da funçaõ publica, da ERS da ASAE, dos privados, do governo e agora dos textos!
    Viva a liberdade da escrita enriquecida ou espezinhada pelos comentários e apreciações livres dos comentadores e apreciadores livres.
    Por mim compilem os textos e as imagens e publiquem-as sob a forma de livro, revertendo o saldo a favor de uma organização não governamental.
    Mas se alguem decidir avaliar ou pontuar que assim seja.
    Comentem, comentem muito, é sinal de escape, de liberdade e de olharmos para os outros quem sabe com os seus olhos...
    Não tenham dúvidas que eu sinto mais com a leitura de uns textos do que com outros, digamos que cada um é como cada qual, uns vão bem e outros mal...

    Bjos e abraços aos meus amigos bloguistas, parabens à Fábrica e desculpem qualquer coisinha, será por já estar/pensar na Velhice?

    ResponderEliminar
  20. Concordo completamente com o Gemini.
    Aproveito para agradecer os comentários às minhas postagens.

    A sugestão da Guinevere é gira e sou favorável. No entanto foi contestada pela Su que tb entendo.
    Sugestão: Um encontro (pic-nic, almoço, jantar, lanche) de máscaras.
    Abraço
    anA

    ResponderEliminar
  21. Mary, contra tudo no geral, mas contra nada em particular. :p

    Eu vou ao pic-nic, só para ter o prazer de espetar umas murraças ao johnny! =D

    ^^

    ResponderEliminar
  22. Ginger que pic-nic? Agora ouvindo a opinião da su, reflecti e estou de acordo com ela. Ser conhecido limita, é uma verdade, uma verdade já gritada em alguns blogs que têm visitas de pessoas amigas. Depois também há quem não esteja interessado em ser conhecido, por razões pessoais. Então agora que o johnny está em perigo muito menos concordo com essa ideia. Ginger sabes que sou tua amiga mas não concordo com a direcção dessa murraça. Não concordo mesmo.
    Melga estou de acordo contigo, depois das avaliações que temos no trabalho, o maldito do SIADAP, dos avaliadores que nos arranjaram, dos malditos dos objectivos forjados, da justiça que aquela treta permite, era o qua faltava sermos avaliados aqui. Nem pensar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado à Mary pela defesa da minha saúde, mas eu até sou a favor, não do pic-nic, porque isso é uma coisa mais romântica num one on one ou de stepford wives em que cada uma leva o prato, o seu doce e o seu sorriso de plástico, mas de um jantar. Sou a favor de um jantar porque sou sempre a favor de algo que envolva comida, bebida e muita gente... aparentemente interessante. Quem não quisesse ir, não ia. Depois, gostaria de ir para ver e sentir (será que sentia?) essas murraças... vai-se a ver até passava a gostar de murraças.

    ResponderEliminar
  24. Muito legal este blog. Vi a ideia em outros. Vejo que é uma coletiva, que deverá ser postada sempre no dia 1º de cada mês, certo???
    Poderia me deixar mais detalhes no blog. Já que nesta não foi possível paricipar por não saber..
    Adorei a ideisa.
    Se puderes me avisar, ficarei fliz e voltarei para pegar o banner.
    Sandra

    ResponderEliminar
  25. Sandra, os primeiros posts do blogue explicam o seu funcionamento. Convirá uma leitura atenta de todos eles, em especial daqueles que tratam sobre as regras de publicação.

    Cumprimentos,

    A Administração

    ResponderEliminar
  26. Jantar? Vamos nessa? adoro atacar durante a noite...mas combinem isso lá para a primavera.

    ResponderEliminar
  27. Eu tou com o Jóni, um jantar, um almoço, um lanche, enfim, uma mesa posta isso sim!
    mas...há sempre um mas....também gosto da sugestão da Gingerrr...isso dos murros no meio dos olhos do Jóni parece-me aliciante...just kindding

    ResponderEliminar
  28. Com mascara? Pessoal a anA deu uma sugestão para quem acha que deve manter o anonimato. Leram? Vamos lá opinar sobre a mascara.Com ou sem?

    ResponderEliminar
  29. Olá, gostaria de saber se alguém mais está tendo dificuldades em enviar material para o b log.
    Quando entro no link de postagem, não aceita e diz que já postei aquele texto, mas quando verifico no blog ele não está lá.

    Alguém pode me ajudar?

    Beijos à todos.

    ResponderEliminar
  30. Ianê já postei muita coisa por aqui e não tenho tido problemas. Haverá algum problema no teu blog? Não sei o que se passa. Pode ser que haja aqui alguém que tenha passado pelo mesmo e te saiba responder. Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. LOL... achei engraçada a ideia da Máscara. Acho que poderá servir (pelo menos para alguns) para ficarmos tão à vontade como no blog :)

    ResponderEliminar
  32. Su acho que pode ser uma ideia interessante mas o pessoal anda meio distraído por aqui. Não te parece?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. A quantidade de dias para votar o tema de Março está correcta?

    ResponderEliminar
  34. Bom dia a todos.
    Gostaria apenas de confirmar se o tema para Fereiro é "Velhice" e se já é possível proceder ao envio do texto.
    Em relação aos temas de Março, desculpem-me a crítica, mas são quase todos bastante tristes, diria mesmo, depressivos. Compreendo que possam fazer as delícias de quem opta por escrever poesia, mas torna-se complicado para quem escreve por outras abordagens. Da escolha apresentada, não existem grande opções ou diversidade. A Indiferença e o Silência conduzem muitas vezes ao Suicídio, etc.
    Sobre o que se falou aqui, a minha opinião é que quem quiser comentar, que o faça no blogue do texto que gostou. Julgo eu que isto não é para ser uma montra de talentos, mas um espaço de convívio onde todos apresentam os seus trabalhos pelo simples prazer de escrever. É bonito por ser simples e original. Alterar isso pode dar cabo do encanto.

    ResponderEliminar
  35. O tempo de votação está de facto errado. Resta apenas até ao final do corrente mês para votar.

    ResponderEliminar
  36. Acho os comentários deixados em cada blog pelos outros participantes desta colectividade suficientes como "avaliação".

    Não participo, nem escrevo para obter um ranking.

    Proponho que queimem neurónios a tentar arranjar um método que fomente a leitura dos posts uns dos outros. Coisa que tem vindo a decrescer ao longo do tempo.

    Afinal o que é que é importante? Fomentar a leitura, a escrita, as artes. Ou caricias no ego?

    ResponderEliminar
  37. Obrigado pela dica. A vossa iniciativa já está nas causas apoiadas!

    cumprimentos

    ResponderEliminar