sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Desafio para o mês de Janeiro

Queremos, antes de mais, saudar todos os nossos operários e fazer um brinde a este novo ano que começou hoje. Que seja um ano muito feliz e muito criativo!
Esta Fábrica ganha a cada dia que passa mais operários, o que só mostra o quão empreendedores e talentosos são os bloguers portugueses.
Devido a um empate entre o tema Beleza e o tema Velhice, a Fábrica decidiu escolher o tema Beleza para o mês de Janeiro, ficando o tema Velhice automaticamente seleccionado para Fevereiro.
Pedimos mais uma vez que respeitem as categorias em que as vossas participações se deverão inserir. Se os enganos persistirem, seremos obrigados a eliminar as mesmas.
Relembramos também que deverão escrever o título do post, seguido do nome do blog, exemplo: "Beleza - Fábrica de Letras".
Posto isto, que comece o desafio. Bons posts!

imagem por audpod

"Conta e encanta..." - contos, poesia e prosa.


"Tem a palavra..." - artigos de opinião, notícias, trivialidades, crónicas...


"Deixa-me ver e ouvir" - vídeos, fotos, desenhos, música...

48 comentários:

  1. Já que o tema é a Beleza, eu só vos digo

    Tá bonito, tá , tá.

    Quer dizer, uns operários trabalham como escravos (nem vou falar do salário de fome, rsrsrsr) e outros já trazem o trabalhinho pronto sacado algures nesta netinfinita (ou são amigos do dono da Fábrica ou são espiões, pagos a peso de ouro pelo mesmo rsrsrsr). Vou decidir se faço greve ou se convoco os meus companheiros de turno para uma rebelião ... rsrsr. Se der jeito até vou informar o Sindicato sobre este assunto ...

    Tenham todos um bom ano e nada de injustiças trabalhistas.

    ResponderEliminar
  2. Pois, quotidiano, "tá bonito, tá"! Agora é que eu quero ver o que me sai da mioleira... ai quero quero!!

    Um bom ano para todos!!

    ps.: quotidiano, se fores para a frente com a rebelião... estou contigo (hihihi)

    ResponderEliminar
  3. FIZ ASNEIRA...JÁ SEI!!! VOU TENTAR REMEDIAR...PEÇO DESCULPA

    ResponderEliminar
  4. Pessoal só quero deixar aqui um pedido, algo que me anda a revoltar. Sejam mais solidários. Leiam e comentem o que as pessoas escrevem. Fico decepcionada quando vou ler algum post e tem 0, 1 ou 2 comentários. Se as pessoas põem aqui o trabalho delas é para ser apreciado, para que todos lhe possamos dar a nossa opinião. Só assim poderemos melhorar. Eu gosto de saber até que ponto o meu trabalho foi apreciado e, claro, os outros também. Só assim, cuscando o trabalho dos colegas, poderemos conhecer diferentes mentalidades, diferentes visões. Devagar conseguem-se ler todos e, até, opinar. Ficarão admirados com a capacidade de alguns dos nossos colegas. Espero que este aspecto melhore, importantíssimo para uma união de blogs.
    Obrigada.
    Quero, ainda, desejar a todos um 2010 em cheio,com muita alegria, saúde, amor e paz.

    ResponderEliminar
  5. Lala,

    Claro que vou fazer uma rebelião (de palavras) se os donos da Fábrica não tomarem as devidas providências. Disseram eles: "(...) Podem ser postados textos, fotografias ou vídeos, todos de autoria própria. Participa!".
    Parece-me que não é o que vem ocorrendo. Ou estarei eu enganada?

    Não optei pela greve e hoje já trabalhei que me fartei .. rsrsrs

    Continuação de um bom começo de ano para todos

    ResponderEliminar
  6. Anda por aí gente a postar coisas que não são de autoria própria? :s
    Porque é que quando vêm isso não mandam um email à Fábrica a avisa-los?!?

    Quanto aos vídeos... é um bocado complicado que sejam de autoria própria, agora fotos e textos, acho inadmissível.

    Quanto ao que disse a Brown... ela tem razão. Enfim...

    ResponderEliminar
  7. Proponho que se inicie, desde já, a votação para o mês de Março, aproveitando assim o facto de Fevereiro já estar ocupado com a "Velhice" para ganharmos mais tempo para preparar as participações, ou seja: passaremos a votar com dois meses de antecedência.

    Que tal?

    ResponderEliminar
  8. Devido à extensa lista de participações, é-nos impossível controlar todas as postagens. Pedimos que nos informem dessas situações via email. O problema é que o sistema do MckLinky não nos permite alterar postagens.

    johnny, a votação terá inicio esta semana.

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao que a Mary Brown disse (escreveu), eu costumo ver todos, mas nem sempre comento e isso acontece por duas razões: não gosto do que é escrito ou não tenho (arranjo) nada para dizer... mas tento.

    ResponderEliminar
  10. Ginger quanto ao postar coisas que não são de autoria própria é verdade. Por sorte ou por azar já dei com trabalhos que já conhecia. Penso que mesmo sendo vídeos, aqui devia ser tudo original. Só assim se incentiva a criação. Senão ganha a preguiça. Esta é a minha opinião.
    Johnny compreendo-te mas às vezes se voltarmos a ler, surge uma ideia. Eu tento seguir tudo, pode escapar-me algum, há alturas que são postados tantos que me perco mas, depois, vou buscar o GPS e ...rssss
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. POR ACASO A BROWN TEM RAZÃO...EU ESTOU EM FALTA ...ASSIM QUE ARRANJAR UM TEMPO VOU LER OS TRABALHOS DAS OUTRAS PESSOAS E DAR A MINHA OPINIÃO. SÓ ASSIM SE JUSTIFICA TODO O EMPENHO..
    EYES TENS TODA A RAZÃO!!!
    SUBSCREVO AS TUAS PALAVRAS!!!

    BOM ANO PARA TODOS

    ResponderEliminar
  12. PEÇO IMENSA DESCULPA, SEI QUE FIZ ASNEIRA... ATÉ ME SINTO ENVERGONHADA...LAMENTO IMENSO!!! PARA A PRÓXIMA PROMETO TER MAIS ATENÇÃO.

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa de ter inscrito a minha participação na categoria errada, por puro engano; deveria ser na categoria "Deixa-me ver e ouvir" e não no "Tem a palavra...".
    Como não posso editar a postagem, solicito, caso o possam fazer, a mudança de categoria.
    No que respeita ao vídeo não ser original, então deveria estar no regulamento que só seriam permitidos vídeos feitos pelo participante, e sinceramente não vejo que haja uma grande adesão a vídeos originais. Também não compreendo a "revolta" de algumas pessoas, quanto à colaboração de outras, só por ser um vídeo não original; parece que estão mais preocupadas com a colaboração dos outros do que com a sua própria colaboração.
    Eu leio e vejo o que aqui é publicado, há coisas que gosto e outras que não, mas não me intrometo na colaboração alheia.
    Se quiserem apagar o vídeo que mandei, façam-no; mas sejam explícitos no que se pode postar.
    Apenas assumo o erro, de boa fé, de ter posto a colaboração na categoria errada e nada mais.

    ResponderEliminar
  14. Em virtude das queixas de "alguns contribuidores" e porque não quero ser acusado de perturbar a criação de escritos alheios, solicito seja retirada a minha contribuição.

    ResponderEliminar
  15. Os links não podem ser retirados, nem esse é o objectivo. O aviso pretendia apenas evitar futuros enganos e foi (está a ser) efectuado em todas as contribuições que, por uma razão ou outra (na maior parte dos casos é por engano) não respeitam alguma das regras.

    Pela mesma razão, não há necessidade de pedirem desculpas, e ninguém tem de se sentir magoado por terem sido avisados.

    O facto é apenas um: torna-se mais fácil acompanhar todas as contribuições (tornando-se mais fácil também comentar e ir seguindo os autores e blogues de que gostam) se as regras de organização dos posts forem seguidas.

    Ninguém é expulso ou ostracizado por não seguir as regras, mas compreendendo que vamos no quarto mês de participação e para que a desorganização não se instale definitivamente, todos os meses serão avisados das regras que não seguem.

    P.S. - A maior parte dos avisos que foram feitos, decorreram em blogues que tinham moderação de comentários, pelo que a sua publicação dependia da aprovação. Caso seja necessário, pode dar-se o caso de se proceder aos avisos de forma privada, mas isso ainda daria mais trabalho ao grupo de trabalho que é pequeno e apenas quer que tudo corra da melhor forma para todos.

    P.S. - Para o Pinguim. Não sei, não tenho a certeza ou não quero crer que se sinta magoado pela forma como foi notificado ddo engano, mas caso se sinta magoado, a administração não tem nenhum problema em justificar-se, afirmando que tal não era o objectivo e pedindo desculpa pela interpretação errada.

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao facto da originalidade e da criação própria das contribuições.

    Pretende-se que este espaço seja um espaço de criação e de divulgação dessa mesma criação, contudo, caso seja necessário ou pertinente, não observamos nenhum inconveniente em usar imagens, vídeos, citações ou qualquer outra coisa que seja de outros autores, desde que identificados e que quem o coloque nas contribuições ache que tenha a ver com o tema.

    Relativamente a este ponto, no Post "últimos preparativos" pode ler-se: "Criação própria e identificada que respeite os direitos de autor do próprio texto e das imagens, textos ou vídeos escolhidos para ilustrar o post".

    O que não vale é pôr um link de um blogue ou uma página que não seja da autoria de quem a coloca. De resto, a liberdade é defendida, privilegiando-se a criação total e original e pedindo que respeitem as regras de publicação para que tudo seja mais fácil para todos.

    ResponderEliminar
  17. Peço mil perdões em ter levantado o véu quanto à publicação, aqui na Fábrica, de posts contendo, ou não, apenas material de "fabrico próprio". Equivoquei-me. Assim sendo, vou já ali buscar uma "coisinha" que achei linda e que as moçoilas-operárias também apreciarão.

    Passem todos bem e + 1 x, desculpas minhas.

    ResponderEliminar
  18. Exmos Senhores Administradores da Fábrica
    Recebi um comentário vosso, dizendo que a minha participação não estava inscrita na categoria certa. Pois, aquele texto não estava mesmo, porque não era o texto com que participei e que estava claramente identificado com o nome do post, seguido do nome do blogue.
    Ok, se calhar o link devia ser para aquele post, apenas, mas se era assim, não percebi. Mas o nome estava lá, direitinho.
    Outra coisa: acho que a Brown Eyes tem muita razão. Deviamos tentar ler o máximo de postagens e deixar alguns comentários. Se não gostarmos, pronto, não dizemos nada. Mas às vezes há surpresas agradáveis. Ler só os amigos não vai ao encontro do que penso ser o espírito da Fábrica.

    ResponderEliminar
  19. Bem.... À medida que fui lendo todos estes comentários, quase me assustei... já estava a ver a multidão em força, com canetas, cadernos, câmeras de vídeo, máquinas fotográficas e até portáteis nas mãos à porta da fábrica!! Isso sim, era a verdadeira rebelião funcionários sedentos de criações originais, espontâneas (ou não) e vorazes...!
    Li e concordo com tudo o que foi dito. No entanto, e como funcionária da fábrica,vou deixar a minha opinião: Original ou não, a postagem do Pinguim está soberba! Por acaso eu já tinha visto, sim é verdade, mas vamos lá concordar que é uma montagem que enaltece a beleza feminina.
    Brown Eyes eu também acho lindamente que espreitemos e deixemos umas letrinhas nas postagens dos colegas (eu tento, mas nem sempre o faço... confesso).
    E agora 'bora lá mas é colocar as ideias em linha!!

    A todos de 2010 um ano cheio de postagens fantásticas!!!

    ResponderEliminar
  20. Teresa, tudo o que disse está certo e sim, o link, para que ninguém tenha de andar à procura do texto (ainda para mais em blogues que colocam muitos posts) tem de ser para aquele post e só esse post. Convenhamos que facilita. O que acha?

    Para que fique claro, estas regras visam facilitar a vida de quem consulta a fábrica. Se acham que isso não acontece, mostrem o vosso desagrado e digam de vossa justiça. Estamos sempre dispostos e melhorar e, caso se verifique a necessidade disso, a mudar.

    P.S. - Para que também fique claro, já temos na caixa de entrada do correio algumas sugestões que, mais à frente e após discussão interna, virão à baila. Nesse aspecto, continuem.

    ResponderEliminar
  21. Eu sou pró-Pinguim! O vídeo tava altamente. :p

    Os vídeos originais jamais terão adesão devido há abismal trabalheira que dão.

    AGORA, acho muito sinceramente, que todos devemos fazer um esforço para acompanhar os restantes operários. Acho que vir aqui, postar qualquer coisa e depois dar de frosques, de um egoísmo abismal. (e outras coisas mais que agora não vou dizer, inclusive nomes muito feios... atchim*)

    ResponderEliminar
  22. AH!
    E já fui a alguns blogs, principalmente no mês passado, em que clicava no link, e aparecia um texto que não tinha NADA a ver com o tema. :s
    Como se quem postou o link estivesse apenas a fazer publicidade descarada ao seu blog.
    Que estupidez pá! Dasss.

    ResponderEliminar
  23. Ok, se calhar agora já não consigo fazer novo link, mas para o próximo mês faço só para aquela postagem.
    Sabemos que há todo o tipo de gente na blogosfera. Se encontrarmos um post que não se relaciona com o tema, ignoramos e pronto.

    ResponderEliminar
  24. Olá Fábrica!
    Olá a todos!
    Concordo com a Ginger...
    Eu não conheço ninguém aqui, ou seja, não tenho amigos aqui... agradeço a quem me tem comentado desde o início, são pouquinhos mas é uma alegria ver que me seguem.
    De certa forma, é um incentivo ao que escrevo!

    Também tento ler, acompanhar e comentar sempre que posso e os que mais gosto.


    Fábrica,
    também acho que o melhor será colocar as regras sempre que se der início a um novo tema para evitar estas confusões, até porque existem novos bloguers a entrarem.

    beijinhos a todos
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  25. Grato por me terem chamado a atenção para o erro que cometi: colocar o link do meu blog e não o do post com que participei. Fi-lo por ignorância pura!Sacudido pelo vosso alerta fui ver onde estava o disparate. Penso que descobri. Na próxima participação tudo sairá certinho, acho.
    Mais uma vez, obrigado pela vossa chamada de atenção.
    Muito li aqui nos comentários. Devo dizer que estou completamente de acordo com o que escreveram a Brown Eyes e a Teresa.
    Caramba, camaradas operários, então não vamos ver as peças que uns e outros fazemos, porquê?
    E mais, sempre que o fizermos, entremos e comentemos, quer gostemos ou não! Comentar só quando se gosta? Não, detesto unicidades, e julgo não ser esse o espírito da Fábrica. Se um dia descobrir que é, retirar-me-ei.
    Um Bom Ano para todos e bora lá ver o trabalho da gente.

    ResponderEliminar
  26. Li a vossa mensagem no meu blog e concordo que o meu texto se adequava mais ao segundo bloco contudo não sei se ainda será possivel altera-lo...eu não consegui... vou ter mais atenção...
    Um beijo

    ResponderEliminar
  27. Carlos também acho que devemos comentar sempre. Há por aqui diferentes formas de abordar e pôr no papel as ideias. Algumas formas não serão as mais claras, tem a ver com a maneira de escrever,de pensar de cada um. Algumas vezes temos que ler segunda vez mas, depois de o fazermos, vemos o valor do post. Nem tudo é fácil mas, sem esforço, nada conseguiremos. Conheço aqui blogs com excelentes posts que têm poucos comentários ou porque há uma escrita mais rebuscada ou, até, porque o dono do blog não faz comentários a outros blogs. Não entrem nessa até porque esse bloguista pode ter uma vida que não lhe permita o tempo suficiente para visitar outros blogues. Devem ter compreendido o meu desejo, fazer desta fábrica uma união de bons gloguistas, de pessoas unidas pela escrita e pela amizade. Desculpem a insistência mas...a vontade é tanta que...
    Beijinhos pessoal

    ResponderEliminar
  28. Ai...
    Aqui não se pode ser sincera, levamos logo com o chicote!

    Espero por si CArlos Albuquerque... agora não tem desculpa...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  29. MZ tu não tens amigos e ninguém tinha, penso eu. Vamos formando amizades aqui. Bons amigos, amigos de quem sentimos falta. Tenho pena não poder seguir-vos sempre que fazem um post, mesmo os que não são desafios para a fábrica. Mas ainda estamos em fase de conhecimento. Lá chegaremos. O princípio está a ser muito bom. Eu comecei o ano, aliás já acabei o outro, com uma preguiça enorme, abismal, se não fossem estes desafios acabava por envelhecer o sofá. Assim vou conhecendo novos cantinhos, o que me tem dado imenso prazer e, claro, poupo o sofá. ahahahah
    beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  30. Bem... Eu venho aqui, depois de ter publicado o meus post, RECLAMAR. Ah pois é!!! Então a malta trabalha, queima pestanas, responde a desafios e o chefe nada??
    Acho [o que é só a minha opinião] que o nosso patrão [entenda-se administrador da Fábrica] também devia deixar umas palavrinhas sonbre os nossos trabalhos... Poucos, muito poucos são os blogs onde vejo qualquer comentário da Fábrica aos posts aqui colocados... :(

    ResponderEliminar
  31. Olá, estou participando com meu poeama do tema Beleza. Por favor, como é a primeira vez, gostaria de saber se fiz tudo da forma correta.

    Aguardo resposta.Obrigada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. Lala eu só vi um e depreendi, até, que tenha sido engano, não? Olha que deve ter sido.

    ResponderEliminar
  33. Ianê Mello,

    caso o blogue, ou o servidor do blogue permita, o link deverá remeter para o endereço do post específico, neste caso o post "na retina dos meus olhos" e não para o endereço geral do blogue, neste caso referente ao blogue "labirintos da alma". De resto, a forma ideal de apresentação dos links a inserir aqui na fábrica será sempre o nome do post, seguido do nome do blogue, no seu caso: "Na retina dos meus olhos - Labirintos da alma".

    Cumprimentos da Fábrica

    ResponderEliminar
  34. Pois Brown Eyes... É capaz de ter sido por engano... Ele (o chefe) ainda nem sequer me respondeu... Se calhar se eu chamar por ele sou capaz de ter alguma sorte... vou tentar:

    cheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeefffffffeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!

    Ó chefe!!! Dá para nos dar um pouco de atenção :(

    ResponderEliminar
  35. Olá Lala
    O facto de a Fábrica não comentar os post deve-se simplesmente ao facto de sermos várias pessoas, ou seja, temos gostos e maneiras de estar diferentes. Comentar as participações poderia tornar-se caótico e muito pouco coerente.
    Mas como já reparam estamos atentos. Visionamos todas as participações.

    Abraço

    ResponderEliminar
  36. Hum... acho que essa resposta não me satisfaz (não estou zangada, claro!), mas de certa forma é o que todos nós operários fazemos... Somos vários, com ideias e opiniões diferentes e ainda assim (e como podem verificar no desafio deste mês) tentamos sempre comentar os trabalhos dos outros, até porque é uma forma de incentivo à continuação (mesmo que não intencional)... como já disse... esta é só a minha opinião, chefe!
    A meu ver, a Fábrica funciona como uma empresa. A malta trabalha. O chefe também (diz) que sim. E pronto. Os resultados são o importante. Se calhar estou a ser um bocado "bruta", mas é assim que vejo. Não pretendo que entendam esta minha "reclamação" como uma critica, mas se assim o entenderem, então que seja construtiva!

    Abraço!

    Ps.: A Gina Imagina manda cumprimentos!

    ResponderEliminar
  37. Olá, estou participando em duas categorias: poesia e vídeo. Embora ambos sejam de minha autoria, são de diferentes blogs.
    Há algum problema?
    Se houver alguma restrição, por favor me avise.
    Estou concorrendo com " Libertar-se"(Blog Meus vídeo-poemas) e "Na retina de meus olhos"(Blog Labirintops da Alma).

    Obrigada, um abraço,

    Ianê Mello.

    ResponderEliminar
  38. Lala aquela cena foi mesmo um erro de algum operário da fábrica. Esquece! Não vão ainda pôr mais um no desemprego. Quanto à fábrica comentar, não sei se seria boa ideia. A fábrica deve manter a sua isenção e, se comentar, essa isenção, provavelmente, cairá por terra. Pretende-se, apenas, uma participação, um convívio entre blogs, implementado pela fábrica e só. A fábrica é apenas a organizadora desta festa que aqui vivemos. Esta é a minha ideia. Aliás penso até que comentários da fábrica sobre os posts poderiam, até, trazer muita polémica. Imagina que havia na Fábrica um Manuel, segundo ouvi dizer é o mau da fita dos ìdolos. Imagina Lala!!!! Já chega a polémica dos ìdolos. ahahahahah
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. Há algo que queria perguntar, porque não sei que se passa. Há posts que não consigo comentar, dá endereço não encontrado. Por exemplo o nº. 12 da 3ª. categoria. Que se passa? Já me aconteceu várias vezes. Acontecem-me uns fenómenos....

    ResponderEliminar
  40. ah, desculpa fábrica mas, isto hoje está em câmara lenta. Há, ainda, blogs que não são encontrados. O erro será aqui deste estaminé, da Mary, ou o pessoal anda a postar coisas que não existem? Já me aconteceu com outros temas. Agora estou a falar da 3ª. categoria nº. 13. Meninos expliquem-me estes fenómenos porque estou cansada de bater a portas fechadas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Esses erros ocorrem por gralhas nos links ou qualquer outro erro que, desde logo, não são da responsabilidade da Mary nem do estaminé.

    Quanto ao tema que paira nos comentários acerca da entidade Administração e do seu papel, haverá novidades nos próximos minutos... ou horas.

    ResponderEliminar
  42. Brown Eyes,
    desculpa só agora responder-te...
    Tens razão. Aos poucos vamos conhecendo os colaboradores da Fábrica, vamos lendo os seus posts vamos comentando e vamos descobrindo o estilo de cada um. Assim, deste modo, vamos criando laços que espero que venham a ser duradouros...

    e...
    Longa vida para a Fábrica!

    beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  43. Olá,sou eu de novo.
    Vocês esqueceram de esclarecer minha dúvida ex posta no comentário anterior, quanto ao número de postagens que podem ser feitas.
    Aguardo esclarecimento.

    Obrigada.

    Beijos à todos.

    ResponderEliminar
  44. Ianê Mello, como respondemos via e-mail às suas dúvidas, não achámos necessário responder na caixa dos comentários, mas pode participar em mais de uma categoria. Na realidade, até pode participar na mesma categoria as vezes que quiser (sendo o limite a pertinência e o bom senso relativamente ao tema), não existindo limite de postagens por tema ou categoria.

    A Administração

    ResponderEliminar
  45. Olá, me desculpe mas não vi esse e.mail.
    Obrigada pelos esclarecimentos.

    Estou tentando postar mais coisas e encontro dificuldade.
    A mensagem diz que já postei , mas quando venho aqui verificar não visualizo minha postagem.
    O que pode estar acontecendo?

    Obrigada.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  46. O sistema de Links é alheio ao blogue e, como tal, não nos é possível esclarecê-la. Lamentamos qualquer inconveniente, sugerindo que explique o procedimento na esperança que alguém a possa ajudar.

    A Administração.

    ResponderEliminar
  47. Olá! Sou nova por aqui! Resolvi participar desta blogagem coletiva de janeiro com um conto. Espero que gostem, eu estou gostando do que estou lendo.

    Abraços!

    ResponderEliminar