sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Balanço


A Fábrica de Letras existe enquanto existirem colaboradores que participem mensalmente nos temas lançados, nos comentários e e-mails com sugestões para o funcionamento da Fábrica ou quaisquer outras discussões paralelas entre colaboradores. Este é um ponto assente que a Administração faz questão de vincar. O nosso objectivo sempre foi o de criar um espaço de liberdade e partilha para pessoas com gostos semelhantes pela escrita e arte em geral e nada mais do que isso. Tudo o que diz respeito a conteúdo (com a excepção da ligação ao tema escolhido), estilo ou formato das participações foi retirado da declaração de interesses da nossa instituição. Pelo contrário, decidimos limitar o nosso envolvimento, como Administração, aos posts mensais com os temas escolhidos, consequente abertura das participações e ao controlo das regras de publicação definidas a priori. Isto acontece por uma questão de disponibilidade, obviamente, mas também porque pensámos que assim garantiríamos o maior número de participações sem as restrições inerentes a uma exposição exagerada. Uma maior exposição conduziria a várias interferências ao nível de gostos, identificação pessoal, etc., que poderiam pôr em risco a afluência generalizada que se pretende e a própria participação dos administradores como colaboradores. Cremos que uma maior distância – daí as referência impessoais de Fábrica e Administração – favorecem uma perspectiva desinteressada dos criadores deste espaço e um correspondente maior à vontade nas publicações.
Quanto ao balanço propriamente dito, no que concerne à Administração, achamos que a Fábrica de Letras tem sido um sucesso, tanto no número de participantes e seguidores, que têm aumentado regularmente, como a nível da qualidade das participações e dos blogues em geral. Mas todo e qualquer sucesso depende do que os colaboradores acham e fazem deste espaço. Sendo a Fábrica um espaço de partilha e criatividade, o seu sucesso estará dependente do sucesso individual das participações e seus autores. A descoberta de bloggers novos, de textos que agradaram por uma outra razão, a reflexão sobre determinados temas em cada um dos que frequenta este espaço é que medirá convenientemente o sucesso global da nossa iniciativa.
Cada um falará por si, aliás, se há algo de negativo que a Administração pode elencar e que tem sido um pedido recorrente em todos os posts, esse algo seria a participação dos colaboradores via caixa de comentários e, ainda que apenas ultimamente, via Facebook. Tirando algumas excepções, poucos colaboradores expressam a sua opinião relativamente aos temas, às participações, a ideias e sugestões para a Fábrica, ao que quer que seja, retirando-lhe alguma da dinâmica que se pretendia, até porque essa é a melhor forma de sentir as vontades dos colaboradores. Sendo assim, retribuímos o desafio que nos foi colocado, pedindo que nos brindem com mais sugestões para o funcionamento da Fábrica ou de temas, balanços, críticas, conselhos, o que quer que seja, nas variadas caixas de comentários, nomeadamente na caixa de comentários deste post, a fim de podermos continuar a mostrar-nos e a conhecer outras pessoas através do nosso trabalho aqui. Um dos objectivos para o futuro será o de tentar mobilizar os colaboradores para uma maior participação nessas vias de comunicação. Quanto ao resto, só prometemos o que temos vindo a fazer desde o início, dar-lhes espaço e liberdade.

A Administração.

Imagem Shutterstock

17 comentários:

  1. PEÇO DESCULPA,MUITO ESPAÇO E MUITA LIBERDADE ÀS VEZES NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO. PODE PARECER INDIFERENÇA E ABANDONO...

    EU GOSTO DE PARTICIPAR MAS INCOMODA-ME NÃO CONHECER OS MEMBROS DA ADMINISTRAÇÃO.

    OU NÃO PODEREI CONHECER O ILUSTRE OU ILUSTRES PATRÕES DA FÁBRICA QUE PERMANECEM NUM PROFUNDO ANONIMATO, NO PEDESTAL DOS DEUSES?

    DA PLEBEIA

    P.N.

    ResponderEliminar
  2. Pedrasnuas, a resposta à sua dúvida está no texto, texto esse que foi escrito, em parte, devido à sua interpelação nos meses anteriores. Acredite que não é por soberba que não nos identificamos. Para nós a PedrasNuas não é plebeia, é uma colaboradora entre colaboradores. Diz-nos que "MUITO ESPAÇO E MUITA LIBERDADE ÀS VEZES NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO", mas perguntamos nós: solução para quê? Desconhecemos a ideia que todos os colaboradores têm deste espaço e da forma como ele funciona, sabemos também que há visões diferentes e até opostas, lembro-a de que outros colaboradores discordaram do seu comentário que pedia a identificação dos autores deste espaço. Perceberá que é difícil agradar a toda a gente, pelo que tentaremos agradar à maioria sem nunca nos desviarmos daquilo que entendemos desde o início ser a Fábrica de Letras.

    Respeitosamente, a Administração.

    ResponderEliminar
  3. COM CERTEZA EMINÊNCIAS, VÓS TENDES SEMPRE RAZÃO...QUEM SOU EU? UMA SIMPLES E HUMILDE COLABORADORA ENTRE TANTAS E TANTOS...POR ISSO REMETO-ME À MINHA INSIGNIFICÂNCIA E NÃO MAIS PERTURBAREI O BOM FUNCIONAMENTO DA VELHA INSTITUIÇÃO.

    PEÇO LICENÇA PARA ME RETIRAR.

    MUI RESPEITOSAMENTE

    P.N.

    ResponderEliminar
  4. É com surpresa que leio esta troca de palavras.
    Quanto ao seu conteúdo: um dia recebi um convite para linkar o meu blog a esta fábrica; a regras foram postas em cima da mesa; eu aceitei. Penso que o mesmo terá acontecido com os outros operários. Portanto, quem assim não quer que seja pode sempre deixar de colaborar. E tem ainda a liberdade de abrir uma outra fábrica, com outros estatutos.
    E já agora... espaço e liberdade nunca são demais.

    ResponderEliminar
  5. ter ou não ter nome cada um dos administradores, ou que seja apenas um, que diferença faz? guardarem o anonimato ou não, o que mudaria? e vai que desse na real gana dos ditos senhores, ou senhoras, chefes de turno desta fábrica, virem aqui e dizerem em alto e bom som os seus nomes: eu sou o joão das couves, eu o zé dos anzóis, eu a maria lambisgoia, e para que serviria isto? alteraria alguma coisa? penso que não. em nada me incomoda o anonimato dos patrões, como nada, também, me incomodaria conhecer-lhes o nome. seriam, para mim, tão anónimos como são hoje. como se diz por aí, é questão que não esquenta nem arrefenta. e, já que o tema do mês é a transparência, aproveito este comentário como forma de participação e - no caso - mando, com todo o respeito, a opacidade ou a transparência para as urtigas ...

    saudações

    gb

    ResponderEliminar
  6. apesar de me considerar uma novata, aqui na fábrica, sinto-me muito bem por cá. e nada melhor que ser operária numa fábrica onde nos sentimos bem... tudo o resto... as urtigas. sim, as urtigas...

    ResponderEliminar
  7. Não percebo tamanha insistência em conhecer a Administração deste belo espaço de partilha de ideias...

    Nunca considerei a hipótese de que muito espaço e liberdade fossem maus (será que noto uma ponta de saudosismo de um Estado Novo???).

    Acho que todos os que colocam os seus "textos" neste espaço, estão cientes das regras que regem este blog.

    Um último reparo... Letras maiúsculas na Net significa "gritar"...

    Cumprimentos a todos...

    P.S - Isto de presunção e água benta cada qual toma a que quer...

    ResponderEliminar
  8. A Administração também podia dizer quem são os seus constituintes, só para fazer a vontade... ou fazer uma sondagem para ver se a malta acha que a Administração:

    Deve identificar-se,
    Não deve identificar-se,
    Estou-me a c... para o que a Administração faz para além de colocar os temas.

    Eu votaria na última, claro.

    ResponderEliminar
  9. Eu percebo isso dos administradores não dizerem quem são. Como já disseram que também têm blogs, depois caiam-lhes todos em cima.

    E isso não é de todo relevante para o funcionamento aqui do estaminé. :s Eu não acho.
    Por isso, não sei nem quero saber.

    ResponderEliminar
  10. Não percebo qual é o problema?
    como dizem os meus gaiatos, "nao sei quem são, não quero saber e tenho raiva de quem sabe"
    a verdade é que nunca perdi um segundo com essa questão, sempre me fiquei pela existênica de uma "administração" e isso chega-me, se calhar sou eu que sou pouco exigente, mas é assim. tou-me literalmente a lixar (n é nada pessol patrões!!!) para os nomes. Venha mazé de lá o tema que o tempo urge!

    ResponderEliminar
  11. Estou aqui desde o início e o meu objectivo é participar. Nem sempre é fácil escrever temas encomendados, mas a inspiração de repente aparece.
    Sou apologista de que quem gere este espaço tem o direito a manter-se no anónimato.
    Ponto!

    ResponderEliminar
  12. Respondo directamente à Pedras Nuas: Sabes? A forma como eu li os teus comentários suscitou em mim algum nervosismo. É que conforme diz ali o Maluco do Costume, escrever com maiúsculas num espaço virtual, significa gritar e, isso misturado com a tua insistência e com a forma como o dizes pode ser interpretado de maneira ofensiva, até mesmo por mim, que li e não gostei (tenho que ser franca!). Eu acho (e apenas isso) que aqui não haverá qualquer interesse em se saber os nomes de ninguém... Assim como tu, possivelmente não te chamarás "Pedras Nuas", nem eu "Lala", os criadores desta Fábrica também não se chamarão "Administradores", é certo, mas essa é a designação (ou Alias, ou nickname, ou whatever) que se atribuíram e que nós aceitámos e reconhecemos desde o início. No entanto se para ti é, efectivamente, importante, não faço mais que a minha obrigação, senão RESPEITAR... ainda que não entenda (mas isso deve ser porque não vejo as coisas da mesma maneira que tu).

    E, mudando de assunto, senhores Administradores, quanto ao balanço só tenho a dizer o seguinte:
    Cheguei aqui e ainda esta fábrica estava com os andaimes montados, pá! Acompanhei a ideia desde o início e, se bem me lembro, fui a primeira a postar o link experimental. Fui vendo esta Fábrica crescer a bom crescer... ainda sou do tempo das "Categorias"!Considero este espaço, um espaço de partilha e respeito pelo trabalho dos outros. E felizmente que estes "Administradores" desconhecidos tiveram esta ideia... é que se assim não fosse como é que eu descobria os blogues fantásticos que descobri? Hã? Hã?
    Estamos - porque também sou parte desta casa - com um ano de boas experiências partilhadas e só espero que estes desconhecidos não se lembrem um dia de nos fechar as portas... senão eu própria abro uma Fábrica! Tenho dito!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Ahhhhhh! E Parabéns a nós todos por este ano!! ;)

    ResponderEliminar
  15. Ai, tanto azedume em tempo de balanço e ainda por cima de Natal! Mas que coisa feia!
    Que mal tem mostrar curiosidade em conhecer os nicks dos administradores? E que mal tem em não querer revelar esses mesmos nicks?
    Ora bem, eu sou Ana com a Graça de Deus e She de nick, pq adoro aquela musiquinha que o Elvis Costello canta.
    E escrevo em minúsculas pq, tb com a graça de Deus, vejo bem ao perto, embora quando vá ao cinema tenha de colocar os óculos que tiram por completo toda a minha belezura.
    Até preferia o contrário, usar os ditos óculos em casa, escrever com maiúsculas na net, mesmo que entendessem que era fosse uma forma de protesto e, qd fosse ao cinema, não ter que usar aquelas lunetas.
    E, afinal, protesto sim. TANTA IMPACIÊNCIA, INCOMPREENSÃO. Parece que a proposta, legitima, das Pedrasnuas provocou um ataque de urticária generalizado!

    ResponderEliminar
  16. Quero deixar aqui só mais uma palavrinha.

    Não gostava nada que a "Pedrasnuas" se sentisse desmoralizada com os comentários dos colegas. Bolas! Tem o desejo de saber quem são os administradores, nada demais. A administração já se manifestou sobre esse assunto.
    Devemos respeitar todas as opiniões e sermos menos explosivos a julgar os outros.

    Abraçosssssssssssss

    ResponderEliminar
  17. Pouco aqui tenho vindo, a minha disponibilidade alterou-se mas, continuo a acreditar no que me fez seguir a Fábrica. Não me interessa quem são os administradores e apenas não tenho participado, não porque não tenha tempo para escrever sobre o tema proposto mas, por não ter tempo para seguir todas as publicações. Sempre defendi que devíamos ler todas as participações para nos irmos conhecendo e no último mês que participei não consegui ler nem um terço. Pois é a fábrica cresceu imenso tendo-se tornado impossível visitar toda a gente. Podia visitar e pôr algo do género:
    Gostei, voltarei mas, não é isso que se pretende, nem que pretendo.Pretende-se uma participação sincera de todos os intervenientes em todas as participações e por isso tenho estado ausente. Tentarei mais uma vez, espero conseguir ler todas as participações.
    Um beijinho para todos

    ResponderEliminar