quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fazendo um balanço do primeiro desafio

A primeira publicação da Fábrica de Letras foi um sucesso. Tal facto deve-se à participação maciça dos colegas bloggers e à qualidade do material apresentado.

No entanto, tal sucesso não implica que não haja trabalho a fazer para melhorar a Fábrica e o seu funcionamento. Muito desse trabalho terá de ser atribuído à própria administração no sentido de melhorar a apresentação das categorias e dos posts, assegurando-se que as regras sejam respeitadas.

Sendo assim, e graças à preciosa ajuda de todos os colaboradores que fizeram chegar até nós as suas sugestões, anotações e reclamações relativas ao desafio do mês de Novembro sobre o tema Branco & Negro, importa dizer o seguinte:

Desde logo, relevar a ausência de uma hiper-ligação à Fábrica nos blogues de origem, o que impede a concretização de um dos principais objectivos: a divulgação da Fábrica e de todos os seus colaboradores.

Quanto à categorização, é necessário, por um lado, aumentar o número de caracteres permitidos no sistema de linkagem, mas, sobretudo, insistir que apenas o endereço detalhado do post para o tema (por oposição ao endereço geral e simples do blogue) seja linkado e que o mesmo seja inserido na categoria respectiva.

Faz-se assim um novo apelo para que, independentemente da forma (imagem, texto, etc), anexem uma hiper-ligação em todos os posts que participem nos desafios da Fábrica e que categorizem correctamente os posts. Caso seja necessário, consultem as duas regras de publicação da Fábrica, aqui.

imagem por Patman1000

domingo, 15 de novembro de 2009

Inicio de desafio "Preto & Branco"

Se ainda tiverem alguma dúvida sobre em que categoria inserir o vosso trabalho, consultem esta breve explicação.

Conta e encanta...


Tem a palavra...



Deixa-me ver e ouvir...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Últimos preparativos


Está quase a chegar o dia da primeira publicação da Fábrica de Letras e, como tal, há que ter a certeza de que tudo corre da melhor forma. Sendo assim, convém lembrar que o processo de colaboração com a fábrica decorrerá da seguinte forma:

1- Publicação de um post no blogue de origem que corresponda aos seguintes critérios:

  • Criação própria e identificada que respeite os direitos de autor do próprio texto e das imagens, textos ou vídeos escolhidos para ilustrar o post;
  • Relação pertinente com o tema;
  • Ligação do post, através de uma hiperligação à fábrica, identificável facilmente. Podem usar o logo da Fábrica, por exemplo.
(nota: o post, seja ele um texto, desenho, imagem, etc. não tem de ser criado no momento para poder participar, contudo, caso queiram participar com algo previamente publicado no blogue, têm de fazer um re-post {nova publicação do post no blogue} para que seja mais fácil a sua identificação.)

2- Inserção do link do post na lista de linkagens da fábrica, que colocaremos à vossa disposição, em forma de post, aqui no blogue. Os critérios de inserção são:

  • Identificação do post com as categorias;
  • O nome a apresentar será o título do post seguido do nome do blogue (ex: “Últimos preparativos – Fábrica de Letras”)

(nota: Qualquer pessoa pode participar independentemente do número de posts ou blogues com que queira participar, desde que siga as regras anteriores)

Ninguém gosta de regras, muito mais quando se pretende que este seja um local de encontro de mentes livres e criativas, contudo, para que tudo funcione dentro dos limites de uma certa razoabilidade e coerência com o ideal da fábrica, elas são necessárias, assim como algum controlo por parte da gerência. Sendo assim, ainda que o âmbito da participação seja elevado e se pretenda absorver ao máximo o espírito dessa liberdade criativa, qualquer exagero ou abuso serão recompensados com as sevícias que a administração ache adequadas.

Caso haja algumas dúvidas, o momento para as colocar é agora e o sítio é a caixa de comentários aqui em baixo.


imagem por ~sabotazystka

domingo, 1 de novembro de 2009

Preto & Branco

Após 233 votos apurados, o tema "Preto e Branco", foi o escolhido por cerca de 27% dos operários.
Houve várias ocasiões de verdadeiro "empate técnico" com o tema "Mentira", mas a diferença percentual acabou por se tornar bastante significativa.
Os temas mais votados desta poll, passarão para a poll seguinte (alguns poderão ficar em suspenso durante algumas votações, mas acabarão por voltar a ter a sua oportunidade), aos quais serão acrescentados novos temas sugeridos por vocês e os quais a Fábrica entenda que são bons temas.
O desafio está lançado! Preto e Branco.
Escrevam um poema, tirem uma foto, façam uma música, escrevam um conto, façam um texto... mostrem a vossa arte.
Os sitemas de linkagem para as três categorias, serão abertos dia quinze, até lá, atrevam-se a criar!